domingo, 27 de março de 2011

I got it from my mama... #1

Posso falar?




JOÃO PAULO II - "O JOÃO DE DEUS"

Segundo o dicionário, o papa é o chefe da igreja católica. Porém, após sua visita a minha terra, descobri que ele é isso e milhões de outras coisas mais: "O PAPA É GRANDE!"; essas foram palavras ditas por uma criança, ao ser entrevistada por uma repórter querendo saber sua opinião sobre essa ilutre figura.
Confesso que fiquei um pouco chocada ao perceber o sensacionalismo feito pelas pessoas com a visita do papa; indústrias aproveitaram-se desse fato para fazerem propaganda de seus produtos, os jornais, rádio e televisão não falavam em outra coisa, etc. Entretanto. fiquei sensibilizada com as palavras daquela criançaque, mesmo sem perceber, em apenas uma frase, expressou tudo que uma população quis expressar tocando bandas, estendendo tapetes vermelhos, marcando o local onde o papa pisou e etc.
Não que eu seja contra a essas excesivas homenagens( o papa é uma personalidade importante), entretanto, fico em dúvida se todas as pessoas que se desfizeram em gentilezas e que estenderam lenços brancos e amarelos para o papa entenderam o significado de sua vinda a um povo distante. O papa traz uma grande mensagem de fraternidade e uma tentativa de " unir mais os desunidos homens" com suas visitas aos diferentes povos do mundo e, esse fato comprova a grandeza de seu espírito. E por esse motivo que as palavras infantis, apesar de serem ditas por uma inocente criança, apresentaram uma profundidade e verdade incríveis: " O PAPA É GRANDE!"
E, não é só grande, o papa é o chefe da igreja católica, é o representante de S.Pedro, é o nosso rei, é paulista, gaúcho, carioca, é imenso, é bom, é humilde, é homenageado, é uma ilustre personalidade, é o ímã da massa humana, o papa é João Paulo II - "O JOÃO DE DEUS".


Feito por Ana Lúcia, em 1/7/80

Um comentário: